sexta-feira, 18 de março de 2011

Brasileiro gosta de carro??

Hoje algo um tanto "off Fusca" sem fotos.
Será que o brasileiro é apaixonado por carros? Acho que essa não é uma pergunta que se faça, pois quase todos vão dizer que sim, que é óbvio, mas será que os "brazukas" são apaixonados mesmo?
Começando na década de 70', mais precisamente o ano de 1975, proibição de importar carros, quem tinha algum importado teria sofrimento de encontrar peças, pois se bem me lembro era proibido também importar peças, não sou dessa época então não posso dizer nada, mas voltando, com as importações proibidas o povo precisava de algo esportivo, para lembrar pelo menos em parte de acabamento e design os importados, foi nessa época que vieram os fora-de-série, com uma receita bastante tradicional (para a maioria), mecânica VW 1600 "a ar" e carroceria de fibra de vidro, isso seguiu até quase os anos 90, mas não apenas os fora de série, mas as montadoras empurrando coisas um tanto desatualizadas para o consumidor, mas isso já nos anos 80, como o Opala que já estava um tanto desatualizado e a idade era um problema, o Corcel (na época Corcel II, mas por baixo ainda era um Corcel I, que era um Renault R12), mas embora os carros sofressem um pouco com a idade eles tinham uma coisa muito boa: Acabamento, esse lógico não igual aos europeus mas era razoavelmente bom, e uma mecânica simples e confiável, algo até compreensível na época das importações proibidas e que nosso mercado era um "bebê", mas no parágrafo abaixo chegamos nos anos 1990.
1992 abertura de importações, começaram a invasão de japoneses e coreanos, meu pai inclusive dirige um japonês "invasor", um Mazda MX3 1995, começaram a vir novos carros a preços acessíveis, completos com acabamento melhorado em relação aos nacionais, mecânica atualizada, etc. As montadoras daqui tinham que se agilizar.
A Chevrolet quase que instantaneamente trouxe o Omega, fez melhorias no Monza, veio o Corsa dois anos depois, etc.
A Ford trouxe o Fiesta, que era um tanto feio por fora, mas com um acabamento até que bom, o Ka e quase no fim da década o Focus.
As nacionais conseguiram de alguma forma tirar o mercado de importados aqui, com um "empurrãozinho" do governo que aumentou e muito as tachas de importação.
Depois virada do século, do milênio e eis que de uns tempos pra cá as montadoras continuam oferecendo algo com o acabamento piorado com o que havia na década passada (antes da década que estamos) e começa a "boicotar" o consumidor, oferecendo algo horrível, desatualizado e etc.
General Motors que pra mim fez os melhores carros nos anos 90 agora está fazendo apenas lixo, trazendo o Astra europeu que estava em fim de vida lá, traz o carro pra cá, aumenta de segmento e coloca no segmento do carro que para mim foi o melhor nacional da "década de ouro" da indústria automobilística nacional, o Vectra. Está certo que é um belo carro, mas acabamento muito pior, mais feio (ainda bonito, mas mais feio que o anterior), motor "Monzatech", etc. Em 2010 lança pra mim o nacional mais feio já feito, o "Tragile", um carro em cima do Corsa B, com uma frente horrenda de caminhão e um acabamento que para ser um lixo tem que melhorar muito, etc. Como se não bastasse ainda pega a Montana que era uma "mini El-Camino" e coloca em cima do Tragile que tem uma plataforma mais antiga que a dela e faz o que hoje é para mim a Monstrana.
Citei apenas a GM como montadora lixo dos anos 2000, embora pudesse citar outras, mas a história se repete, mas acho que dá pra perceber que o povo brasileiro está comprando coisas da idade da pedra, paga caro (embora eu não tenha falado preços no texto), é enganado e sai feliz com seu "carro novo".
E aí, Brasileiro é ou não apaixonado por carro???

terça-feira, 15 de março de 2011

Momento Nostalgia [3]

Agora pra tirar o mofo do blog, um Momento Nostagia, mas algo um pouco diferente. Em vez de fotos vai o scaner de documentos de um KG que meu velho teve, ainda eles estão no nome do proprietário anterior ao meu velho.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Bagageiro

Aí pessoal!!
O tempo que achei que ficaria sem novidades é quando estão aparecendo, se bem que essa já é uma velhadade, digamos assim.
Há um tmepo atrás meu velho ganhou de um vizinho aqui de casa um bagageiro golfinho (esse das fotos), ele já tinha ganho outros 3, mas um faltava em pé, outro não serviu e o outro serviu mas não ficou um exemplo de beleza.
Agora chega de papo e vamos as fotos com algumas tralhas em cima. Depois que ele sair da pintura, acho que semana que vem, têm mais fotos.