sexta-feira, 18 de março de 2011

Brasileiro gosta de carro??

Hoje algo um tanto "off Fusca" sem fotos.
Será que o brasileiro é apaixonado por carros? Acho que essa não é uma pergunta que se faça, pois quase todos vão dizer que sim, que é óbvio, mas será que os "brazukas" são apaixonados mesmo?
Começando na década de 70', mais precisamente o ano de 1975, proibição de importar carros, quem tinha algum importado teria sofrimento de encontrar peças, pois se bem me lembro era proibido também importar peças, não sou dessa época então não posso dizer nada, mas voltando, com as importações proibidas o povo precisava de algo esportivo, para lembrar pelo menos em parte de acabamento e design os importados, foi nessa época que vieram os fora-de-série, com uma receita bastante tradicional (para a maioria), mecânica VW 1600 "a ar" e carroceria de fibra de vidro, isso seguiu até quase os anos 90, mas não apenas os fora de série, mas as montadoras empurrando coisas um tanto desatualizadas para o consumidor, mas isso já nos anos 80, como o Opala que já estava um tanto desatualizado e a idade era um problema, o Corcel (na época Corcel II, mas por baixo ainda era um Corcel I, que era um Renault R12), mas embora os carros sofressem um pouco com a idade eles tinham uma coisa muito boa: Acabamento, esse lógico não igual aos europeus mas era razoavelmente bom, e uma mecânica simples e confiável, algo até compreensível na época das importações proibidas e que nosso mercado era um "bebê", mas no parágrafo abaixo chegamos nos anos 1990.
1992 abertura de importações, começaram a invasão de japoneses e coreanos, meu pai inclusive dirige um japonês "invasor", um Mazda MX3 1995, começaram a vir novos carros a preços acessíveis, completos com acabamento melhorado em relação aos nacionais, mecânica atualizada, etc. As montadoras daqui tinham que se agilizar.
A Chevrolet quase que instantaneamente trouxe o Omega, fez melhorias no Monza, veio o Corsa dois anos depois, etc.
A Ford trouxe o Fiesta, que era um tanto feio por fora, mas com um acabamento até que bom, o Ka e quase no fim da década o Focus.
As nacionais conseguiram de alguma forma tirar o mercado de importados aqui, com um "empurrãozinho" do governo que aumentou e muito as tachas de importação.
Depois virada do século, do milênio e eis que de uns tempos pra cá as montadoras continuam oferecendo algo com o acabamento piorado com o que havia na década passada (antes da década que estamos) e começa a "boicotar" o consumidor, oferecendo algo horrível, desatualizado e etc.
General Motors que pra mim fez os melhores carros nos anos 90 agora está fazendo apenas lixo, trazendo o Astra europeu que estava em fim de vida lá, traz o carro pra cá, aumenta de segmento e coloca no segmento do carro que para mim foi o melhor nacional da "década de ouro" da indústria automobilística nacional, o Vectra. Está certo que é um belo carro, mas acabamento muito pior, mais feio (ainda bonito, mas mais feio que o anterior), motor "Monzatech", etc. Em 2010 lança pra mim o nacional mais feio já feito, o "Tragile", um carro em cima do Corsa B, com uma frente horrenda de caminhão e um acabamento que para ser um lixo tem que melhorar muito, etc. Como se não bastasse ainda pega a Montana que era uma "mini El-Camino" e coloca em cima do Tragile que tem uma plataforma mais antiga que a dela e faz o que hoje é para mim a Monstrana.
Citei apenas a GM como montadora lixo dos anos 2000, embora pudesse citar outras, mas a história se repete, mas acho que dá pra perceber que o povo brasileiro está comprando coisas da idade da pedra, paga caro (embora eu não tenha falado preços no texto), é enganado e sai feliz com seu "carro novo".
E aí, Brasileiro é ou não apaixonado por carro???

7 comentários:

  1. Boas informações, algumas são novidade para mim.

    Melhor ano para mim em termos de carro: 1997... por que será? :-)

    Abraços, jovem.

    ResponderExcluir
  2. Valeu!!!
    Por que será que é 1997 pra tí?? heauaheuahea
    Abração, véio!! hehehe

    ResponderExcluir
  3. Não é a toa que ando de japones 1995 em pleno 2011. Eu sou apaixonado por carro. Abraço Kainan! belo post

    ResponderExcluir
  4. Pior que é Cristopher. Antes pegar um ano 95 1.6 completo do que um popular 2000 e poucos pelado, ou então pagar um absurdo por uma carroça zero KM e ainda sair feliz.
    Valeu pelo elogio.
    Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Boas informaçoes porem algumas criticas,muda as cores das letras e do fundo pois da dor de cabeça de ler o branco no preto, em seguida repense seu gosto, as vezes o seu gosto não necessariamente é o meu, por isso criticar um gosto é complicado, e o que dizer dum cara que fala de gosto, e ama fusca, sem moral pra mim, seu gosto é de quem pensa pequeno igual um monte de brasileiro que acha que o Fusca é o carro brasileiro, e defende isso com unhas e dentes, e outra vc está dizendo que os carros de hoje em dia são pelados, um new civic não é pelado, ponha uma coisa na sua cabeça, tudo que é novo é bom, melhor q o seu fusca infinitamente!!!

    ResponderExcluir
  6. Daqui um tempo troco o fundo do blog, mas gosto do preto pois fica algo neutro.
    Cara, não falei do gosto de ninguém no texto, tá certo que falei do Vectra e talz, mas não critiquei gosto nenhum, apenas falei que o brasileiro paga caro por algo desatualizado.
    Não defendo Fusca com unhas e dentes, até brinco que Fusca não é carro e sim condução.
    Também não falei que os carros de hoje são pelado, mas sim DESATUALIZADOS e mal acabados. New Civic até que é bem acabado e completo, mas custa quase 100k, e ainda insistem em dizer "New" pra algo que já tem pelo menos 5 anos, e ainda cobram um absurdo, apenas olhe o preço do Civic nos EUA e veja como no Brasil é bem mais caro.
    Ponha uma coisa na SUA cabeça. Não acho que tudo que é novo é bom. Desde quando o Chevrolet Agile é bom, um carro feio, mal acabado, montado em cima do Corsa 94, etc. Não trocaria meu Fusca por um Tragile, pois o Fusca inclusive tem muito mais personalidade que o monstrinho verde da GM.
    Ah, da proxima vez se identifique.

    ResponderExcluir
  7. mais vc está colocando a culpa nas montadoras?
    se os carros são desatualizados é culpa das montadoras? nada a ver se as montadoras estão desatualizadas em relação aos EUA, é pq as legislaçoes daqui são totalmente contrarias, troxa de quem é petista que vota no lula, os EUA queriam encurtar esse espaço de comercio entre os 2 paises, e o tal do Lula não quis não, agora vc fica xorando q as montadores fazem isso e aquilo, se eu fosse presidente mundial da GM faria o mesmo, esse Pais é ridiculo corrupto, Leis falhas e que ninguem cumpre, e pq vc não muda para os EUA já q fala tanto de la... pra q vou me indentificar vc não me conheçe e mto menos conheço vc meu nome é Fábio e dai?

    ResponderExcluir